- Faça uma tubulação independente para atender válvula de descarga de parede do tipo “hydra”. Caso o sistema de descarga seja tipo “caixa acoplada” não se faz necessário.
- Nos misturadores de alimentação dos chuveiros (água quente e água fria) use a conexão em forma de “Y” e nunca use conexão em forma de “T”, uma outra solução é o uso de monocomandos, porém a perda de pressão desta peça é maior, sendo necessário que haja pressão na água, clique aqui para entender como isso pode ser resolvido.
- Instale um filtro de cartucho na entrada da caixa d’água, pois ele remove impurezas, como areia e sedimentos, garantindo que a água que chega à caixa seja mais limpa. Isso ajuda a melhorar a qualidade da água, além de proteger torneiras e chuveiros, prolongando a vida útil desses equipamentos. O uso desse filtro também pode reduzir a frequência de limpeza da caixa d’água desde que seja feita a devida manutenção como a troca do elemento filtrante.
- Levando em consideração o quesito conforto, defina qual a pressão de água desejada, escolha pressurizadores de água que tenham qualidade e que atendam a vazão e pressão de acordo com o seu projeto ou com o número de pessoas e pontos de utilização da casa, mas antes algumas precauções necessitam ser tomadas, como escolha de metais e do aquecedor de água. Os melhores equipamentos são aqueles que possuem inversor de frequência e com a bomba em inox, aumentando a durabilidade e economia. Bombas de ferro ou plástico, embora sejam mais baratos, no fim o custo-benefício acaba sendo mais alto em função da durabilidade.
- Escolha o seu sistema de aquecimento com sabedoria, o grande segredo está no dimensionamento e nas condições técnicas de instalação, principalmente quando se trata de sistema solar, as placas de absorção solar devem estar na melhor posição geográfica e na inclinação correta e o reservatório deve atender o consumo diário de uma família se possível com uma margem de segurança.
- As tubulações de água quente devem sempre estar isoladas, normalmente é utilizado para tubos de cobre, mas o ideal é que se faça com outros tipos de materiais como o CPVC e o PPR.
- Para casas muito grandes e que tenham sistema de aquecimento de água central, seja de acumulação ou passagem é recomendado que se faça um retorno de água quente em forma de anel, clique aqui para saber mais.
- Aproveitamento de água da chuva, cada vez mais comum, o acúmulo de água da chuva em uma cisterna é muito legal e sustentável, e algumas prefeituras concedem desconto no IPTU, mas o importante é: fazer a coleta apenas de áreas cobertas, realizar um tratamento mínimo da água e não utilizar de forma alguma para consumo humano.
- Impermeabilização da casa de máquinas, é importante que o local onde é instalado os reservatórios de água, aquecedores e pressurizadores esteja impermeabilizado e com uma saída para o escoamento da água em um ponto visível no caso de uma ruptura de uma tubulação ou até mesmo do reservatório de água fria ou quente, aquecedor solar, por exemplo.
- Utilize um engenheiro hidráulico para projetar a instalação hidráulica da casa, embora instaladores e encanadores possam ter muita experiência de execução, os projetos podem ser diferentes de acordo com o tipo de metal a ser utilizado e 100% das vezes estes profissionais não usam cálculos aplicados na engenharia de fluídos e infelizmente, a maioria absoluta dos problemas estão associados com esse tipo de situação.
Se você se interessar em conhecer mais sobre pressurização de água, tipos e sua aplicação, principalmente com aquecedores, baixe nosso e-Book, é totalmente gratuito.
Imagem: (divulgação)