O lençol freático pode contribuir muito no reaproveitamento da água, uma vez que está disponível logo abaixo do solo e é normalmente desperdiçado nos processos de construção.
Muito se tem falado sobre a necessidade da economia de água, pois, segundo um artigo publicado pela Organização Akatu, de toda a água existente no planeta, apenas 0,0065% é considerada doce e disponível, ou seja, acessível ao consumo humano.
Para ajudar na compreensão, supondo que toda a água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, apenas 13 gotas seriam utilizadas para o consumo humano.
Diante dessa realidade, é fundamental que todos os cuidados sejam tomados com relação a esse precioso líquido, inclusive no aproveitamento racional do lençol freático, uma oportunidade disponível na natureza.
Neste post, apresentaremos detalhes a respeito desse assunto e de que maneira é possível aproveitar essa água no dia a dia das atividades humanas. Continue lendo e saiba mais sobre!
O que é lençol freático?
Lençol freático é o nome dado aos reservatórios subterrâneos de água doce.
O líquido que se acumula nesses locais é proveniente da/de:
- chuva,
- rios,
- lagos,
- derretimento de neve.
É uma camada superior que se encontra a pequena profundidade e pode ser facilmente detectada a partir da escavação do solo.
Esses lençóis são encontrados em todo o mundo, inclusive na região desértica do Saara, em pontos conhecidos como oásis, chamados de ilhas de vegetação em meio ao deserto, onde árvores e plantas nascem e a água está disponível para o consumo humano e animal.
Nesse caso, as águas são provenientes do subterrâneo, onde, por milhares de anos, foram acumuladas quando a região não era desértica.
Onde ficam os lençóis freáticos?
O lençol freático normalmente encontra-se a uma profundidade relativamente pequena, acumulando-se entre o solo e os maciços rochosos praticamente impermeáveis.
Toda a água acumulada tende a ser bastante pura, pois ela penetra no solo poroso que atua nesse caso, como um filtro natural.
Em alguns casos, surge o que é conhecido como nascente, ou seja, pontos do solo onde a água retorna a superfície, promovendo o surgimento de cursos d’água.
Em outras situações, fica armazenada e só é perceptível a partir da realização de obras que venham a abrir espaços no solo.
Por que aproveitar a água dele?
O lençol freático comumente é tido como um obstáculo na execução de obras, pois, a partir da escavação de ambientes no subsolo, a água tende a preencher esses espaços, causando problemas e precisando ser retirada.
Aproveitar essa água é uma maneira inteligente e prática de resolver o problema, além de evitar danos ambientais e gerar economia no processo construtivo.
Essa ação, realizada a partir de equipamentos que captam e enviam a água para determinados locais, além de contribuir com o processo de secagem desses espaços, possibilita o seu reaproveitamento.
Afinal, quem não deseja contribuir com o meio ambiente e economizar recursos naturais e financeiros?
Afinal, como aproveitar a água do lençol freático?
O aproveitamento da água do lençol freático se dá a partir da instalação de bombas que impedem que todo esse líquido se perca a partir das escavações.
Através desses equipamentos é possível providenciar o abastecimento de reservatórios e a utilização da água nas mais diversas tarefas da construção civil.
As obras consomem grandes quantidades desse precioso líquido, em aplicações como:
- supressão de poeira durante a fase de escavação,
- compactação do solo,
- preparação de argamassa,
- mistura de concreto de cimento,
- limpeza,
- processo de paisagismo.
Por que não utilizar uma água disponível que seria perdida, evitando o desperdício, colaborando com o meio ambiente e diminuindo os valores nas contas com a concessionária?
Agora que você já sabe mais sobre a importância no aproveitamento da água do lençol freático, conheça as soluções que a Megapress oferece em termos de equipamentos para viabilizar projetos inteligentes, econômicos e sustentáveis!
(Imagens: divulgação)
Gostou do artigo?
Clique nas estrelas
Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.