Em tempos de crise hídrica, todo cuidado é válido para economizar água, especialmente para a realização de atividades que fazem parte do nosso dia a dia. Uma das soluções mais eficazes para evitar o desperdício de água é a utilização da descarga a vácuo. A economia mensal no orçamento pode chegar até 30%. Ou seja, uma das principais vantagens é o baixo consumo de água. Entretanto, a descarga a vácuo requer um sistema de pressurização de água para operar.
Nós, da Megapress, nos consolidamos no mercado ao desenvolver e fabricar sistemas de pressurização de água e automação em que o foco principal é oferecer soluções com maior conforto, economia, sustentabilidade e confiabilidade. Temos investido no desenvolvimento destas tecnologias para melhorar a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
Válido contextualizar que, o sistema de esgoto a vácuo foi inventado seguindo essa tendência de respeito à ecologia e da utilização consciente de recursos. Primeiramente usado para eliminação de dejetos em aeronaves e plataformas de petróleo, o sistema é um dos mais eficientes e que promovem uma maior economia de água quando acionado. Desta forma, o sistema se expandiu e é usado em banheiros residenciais.
Como funciona uma descarga a vácuo?
O funcionamento do sistema de descarga a vácuo é simples. Em linhas gerais, funciona da mesma forma que um aspirador de pó. Não depende da gravidade, se baseia na diferença de pressão entre o interior da tubulação dedicada e o ambiente. Ou seja, a força do ar vai empurrar o efluente coletado dentro da tubulação até o local de descarga.
Existe uma pressão mínima de alimentação em água para a utilização desse sistema. É preciso avaliar o valor dessa pressão mínima para operar corretamente. A recomendação é a instalação de um sistema de pressurizador de água. Ele é uma espécie de bomba que tem como finalidade aumentar essa pressão da água, possibilitando uma maior vazão no ponto de descarga. O pressurizador vai potencializar a pressão e o fluxo da água para que o vaso sanitário a vácuo funcione de forma correta.
Vale reforçar que o sistema de descarga a vácuo é um dos mais econômicos. Estima-se que, em comparação com vasos sanitários comuns, as privadas sanitárias a vácuo economizam até 90% de água em cada descarga. Testes comprovam que, enquanto bacias sanitárias convencionais gastam, em média, 12 litros de água em cada descarga, os vasos sanitários pressurizados utilizam apenas um litro. É, de fato, uma grande economia.
Benefícios da bacia sanitária com vácuo
O vaso sanitário a vácuo é um equipamento eficiente e que oferece diversos benefícios. Veja alguns:
-
Economia de Água
Como citado anteriormente neste artigo, com o uso de vasos sanitários pressurizados, a economia de água pode chegar até 90% a cada descarga
-
Economia no Bolso
Com o consumo de água menor, a conta de água também diminui de valor, poupando seus recursos
-
Tecnologia
O sistema de descarga a vácuo possui muitas vantagens técnicas como a flexibilização da instalação, por não precisar de tantos conectivos como as bacias sanitárias comuns, e a redução de custos com manutenção e intervenções na rede de esgoto
-
Ecologicamente correto
A eliminação de resíduos é feita de forma inteligente, justamente para não agredir o meio ambiente.
Precisa de um pressurizador sob medida?
A Megapress se especializou em sistemas de pressurização atendendo do pequeno ao grande empreendimento, seja ele residencial, industrial ou comercial, nestes vários anos foram muitos desafios e hoje podemos afirmar que possuímos o know-how para atender a sua necessidade.
Se você está pensando em instalar um sistema de descarga a vácuo, somos dedicados a encontrar a melhor solução.
Solicite um orçamento
Atuamos em todo o território nacional.
Consulte nossas linhas de pressurizadores de água no nosso SITE.
Se preferir, fale com um de nossos consultores AQUI.
Teremos o prazer em atendê-lo,
Até breve!
Gostou do artigo?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.