O uso de um bom pressurizador de água para obras pode agregar inúmeros benefícios práticos ao seu projeto, bem como reduzir custos, garantir mais eficiência na distribuição e até mesmo reaproveitar insumos renováveis, tornando seus processos mais sustentáveis e eficazes.
No entanto, é bom ressaltar que tais equipamentos precisam ser escolhidos adequadamente, a fim de atenderem às reais necessidades e características de um canteiro de obras.
Por esse motivo, hoje nós preparamos este post exclusivo para abordar o tema com mais detalhes e, claro, destacar alguns modelos de pressurizadores de água para obras de grande porte.
Quer saber mais? Então, continue até o final e tome nota das dicas. Boa leitura!
Quais as vantagens de ter um pressurizador em obras?
Como bem destacamos, o uso de um pressurizador de água em uma obra é de grande valia, pois com ele conseguimos distribuir a água para vários pontos de utilização, inclusive para pavimentos de diferentes níveis, aumentando a produção na execução da obra e minimizando custos de infraestrutura.
Muitas obras verticais na medida que o edifício vai incorporando novos pavimentos demandam tempo para a montagem de reservatórios intermediários, entretanto, hoje em dia esse trabalho é realizado por um pressurizador com ajuste de pressão instalado no pavimento térreo, onde faz a distribuição da água para todos os pavimentos concluídos e os futuros de forma rápida e fácil. Sem contar com a vantagem de o equipamento poder ser utilizado em outras obras ao término.
Canteiros de obras muito grandes que demandam de vestiário com muitos chuveiros muitas vezes necessitam elevar o reservatório de água para que haja uma pressão mínima e vazão para atender todos estes pontos, com o uso de um pressurizador tal custo estrutural é descartado pois o reservatório poderá ficar apoiado no chão, proporcionando um banho com mais pressão aliados com duchas de baixa vazão, temos a combinação ideal para um banho rápido e econômico em relação ao volume de água utilizada.
Mais uma aplicação bastante comum é o aproveitamento de água de chuva ou do lençol freático, o uso desta água representa uma economia muito grande para a construtora, haja vista que dependendo do porte da obra o consumo mensal chega a ser altíssimo. Após a coleta e a água poderá ser utilizada na limpeza, nos vasos sanitários e até mesmo na preparação do concreto e de massas de acabamento, sempre com o auxílio de uma bomba de pressurização.
Como funcionam esses sistemas na prática?
Os pressurizadores de água são bombas com um sistema de automação que controlam a pressão da rede e abastecem os pontos de utilização conforme a demanda.
Nas aplicações citadas acima, há muitas opções de modelos, entretanto, no sistema de recalque pressurizado para abastecimento dos pavimentos em obras é recomendável que o produto possua um controle de pressão ajustável e a altura máxima de atendimento, já nas demais aplicações irá depender das características do empreendimento, número de pontos a serem atendidos, distâncias e vazões para que seja dimensionado corretamente.
Para o aproveitamento de água de chuva ou lençol freático, consulte as opções de tratamento e pressurização na linha Megastap.
E se você quer conhecer soluções personalizadas, conforme as reais necessidades de seu projeto, a Megapress disponibiliza equipamentos e equipes de suporte de alta capacitação para oferecer os melhores pressurizadores do mercado.
Para isso, basta agendar uma apresentação com a nossa equipe e conhecer os nossos diferenciais. Fale agora com um de nossos representantes e conte com as melhores soluções para a pressurização de água em seu projeto!
Imagem: (divulgação)
Gostou do artigo?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.