No Brasil, em geral, se utiliza reservatório de águas superior devendo, conforme altura da edificação, ser necessário reservatório inferior .
Reservatório Superior
O reservatório superior é utilizado para garantir a pressão mínima exigida por norma nos pontos de consumo. Assim este se localiza, em geral, no nível mais alto na edificação, normalmente na cobertura .
Podem ser moldados em concreto ou alvenaria, mas cada vez é mais frequente o emprego de reservatórios industrializados produzidos com polietileno, fibrocimento ou metal.
As unidades ou ambientes imediatamente abaixo do reservatório superior, devido à eventual pequena diferença de altura, frequentemente, necessitam de sistema de pressurização suplementar para permitir mais conforto ao usuário, em especial nos chuveiros.
Reservatório Inferior
O reservatório inferior é utilizado quando a pressão da rede pública é insuficiente para abastecer o reservatório superior.
Isso ocorre geralmente em edificações com altura superior a 9 metros.
Deve ser previsto um local para a instalação da casa de bombas que são necessárias para o recalque da água para reservatório superior.
Reservatórios nas edificações no Brasil
Países desenvolvidos têm redes de distribuição de água altamente confiáveis a ponto de não necessitarem de reservatórios nas edificações, ou seja, a água vem pressurizada diretamente da rede pública até os pontos de consumo. Além disso, nestes locais, o reservatório não é necessário devido à confiabilidade do sistema.
No Brasil, estamos muito distantes desta realidade o que nos obriga a fazer armazenamento de água em reservatórios (caixas d’água), em geral instalados no ponto mais alto da edificação para posterior distribuição por gravidade.
Há todavia alternativa que permite a instalação apenas de reservatório inferior, sendo a distribuição de água através de sistema pressurizado.
Esta alternativa permite aos arquitetos o desenvolvimento de projetos mais “puristas” resultando em estética diferenciada uma vez que o volume exigido pelo reservatório não será visualizado na cobertura.
Sistema de Pressurização Megapress Booster
A linha Booster da Megapress está presente em inúmeros projetos residenciais que utilizam apenas reservatórios de água potável ou mesmo de água de chuva inferiores.
A linha Booster da Megapress foi desenvolvida para atender situações de uso mais severas e é composta por equipamentos com duas bombas controladas por um único inversor de frequência e controlador Megapress. São fabricadas com bombas hidráulicas de até 7,5cv de potência e com vazões e pressões variadas, disponível nas tensões 220V mono ou bifásico até 3cv, 220V/ 380V Trifásico, em 440V sob consulta.
A linha Booster poderá trabalhar com apenas uma bomba deixando a segunda bomba reserva (-2R) ou poderá trabalhar com as duas bombas juntas de maneira sequencial (-2S). Neste caso, como temos apenas um inversor a partida da segunda bomba será direta. Importante saber que em ambos os casos ocorre o revezamento automático de funcionamento das bombas.
Megapress: conforto e qualidade na pressão certa
A Megapress se consolidou no mercado por desenvolver e fabricar sistemas de pressurização de água e automação em que o foco principal é o de oferecer soluções com conforto, economia, sustentabilidade e confiabilidade.
Atuamos em todo o território nacional. Atendemos projetistas, construtoras e instaladores hidráulicos.
Consulte nossas linhas de pressurizadores de água no nosso SITE.
Se preferir, fale com um de nossos consultores AQUI.
Teremos o prazer em atendê-lo,
Até breve!
Gostou do artigo?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.